Há algumas semanas, a Avoante abriu campanha para o novo livro do PH Santos: A Casa do Dragão - Roteiro Falado.
PH tem uma carreira sólida no YouTube. Seu canal conta com mais de 500 mil inscritos, além de ele ser celebrado como um crítico que vai além da "crítica", fazendo análises profundas das obras, dos autores, do público - ou seja, é um comunicador que se preocupa fortemente com o que está sendo dito. O texto é sua paixão.
Tal paixão gerou a série Roteiro Falado.
A literariedade está nos textos do PH: o apego e o cuidado lírico à harmonia discursiva junto ao âmago dos significados. Como não ver cada vídeo dele e pensar "nossa, queria poder marcar essa fala"? - e "marcar" entende-se como "ter" ou poder retornar ao texto no próprio tempo de quem consome, não no “metrado” do vídeo. Faz sentido você acabar um vídeo do PH e pensar “Daria um bom livro”.
Mas… COMO editar esse livro?
A ideia de um livro que seja resultado da leitura de um trabalho anterior, sem ser acadêmico e que seja literário e interessante, é desafiadora por si só. De certa forma, parte da questão já tinha sido respondida no primeiro Casa do Dragão - Roteiro Falado, editado pela Escambau, com o inteligentíssimo Moacir Fio à frente. "Minha ideia era encontrar uma linha narrativa nos textos paralela à análise da série", Moacir confessou num papo certa vez. Uma sacada simples (e bem óbvia se pararmos pra pensar um pouco) e que tornou o trabalho especial e gostoso de ler. O posicionamento foi descaradamente replicado em Andor - Roteiro Falado, aproveitando as ideias políticas que permeiam a obra original e a análise desta: PH fala da série de Star Wars, mas também fala do sentimento latino-americano de se lutar por uma vida livre, descolonizada.
No entanto, A Casa Dragão 2 - Roteiro Falado exigia algo mais: “cultura”.
Cultura aqui tratada não como a quantidade de leitura ou experiências que se tem, mas a vivência dentro de um determinado contexto - no caso, a cultura da “Casa do Dragão” e a “cultura PH” combinadas. São as pessoas que leram os livros, que viveram a primeira série, que acompanham as novidades, que se ligam no hype, que compraram o primeiro livro, e que, assim que acaba um episódio, já correm para ver o que PH tem a dizer, deliciando-se com os aprofundamentos, as percepções e a poesia de tudo.
Becky Cunha está em vários pontos do mundo nerd/geek. Do site Cosmonerd ao podcast Bisão Voador, a amplitude de seu trabalho e profissionalismo pode ser vista também através das escritoras GG Diniz e Kami Girão e em sua presença em vários eventos, falando, especialmente de Game of Thrones. Ela vive essa cultura a ponto de ser parte dela, de transparecê-la, mas o faz de forma inteligente e crítica.
A Avoante, por sua vez, possui também sua cultura - a cultura das paixões. PH tem paixão pelo texto bem feito, Luís é apaixonado por histórias, e Érika tem enorme paixão pelas peças finais. Essas paixões são traduzidas nas dedicações de cada uma dessas pessoas, evidentes em suas experiências e trajetórias.
Quando os textos do PH foram entregues a Becky com direcionamentos, ela apresentou perspectivas interessantes sobre os temas dos textos, trouxe algumas ideias e sugeriu direcionamentos. Ela se mostrou dedicada, empolgada e à vontade em lidar com o trabalho. PH curtiu os apontamentos e nós nos sentimos seguros. “Está em boas mãos”.
Fazer livros é pensar o tempo todo em soluções. De texto, de abordagem, de mercado, de vendas etc. Passamos muito tempo movendo engrenagens para entregar o melhor trabalho. Noites viradas sobre tabelas de excel e várias notas em arquivos de texto. Isso se potencializa quando entramos em campanha no Catarse.
Tem, no entanto, um momento (que são vários momentos) entre a equipe, entre as pessoas que leem os livros, entre quem nos acompanham ou a nossas autoras e autores e equipe… um instante em que vislumbramos a beleza daquilo que estamos fazendo e todo o resto ganha nova carga e avançamos mais.
Essa sim, é nossa paixão. E, como dito antes, paixão é nossa cultura.
Olá, fã dos Dragões!
Graças ao seu apoio, nossa campanha no Catarse já ultrapassou 20%! Isso significa que estamos cada vez mais próximos de transformar esse sonho em realidade.
Sem você, nada disso seria possível. Cada contribuição é como uma brasa que alimenta a chama do nosso projeto. É a prova de que toda a discussão acerca das nossas obras favoritas pode ser multiplicada. Muita gratidão!
Mas ainda temos um longo caminho pela frente! Contamos com sua ajuda para alcançar mais um marco: 25% da meta! Com ela, liberaremos um trechinho de spoiler do livro! Então, mande para amigos, familiares e outras pessoas que você acredita que possam gostar de nosso projeto!
Ainda temos recompensas incríveis disponíveis, incluindo exemplares autografados pelo PH Santos! Atenção: essa recompensa é super limitada. Não perca a chance de garantir a sua!
A Casa do Dragão 2 - Roteiro Falado precisa de você! Ajude-nos a dar vida a essa obra épica com toda a qualidade que ela merece!
Faça parte dessa aventura!
Gratidão eterna,
A equipe da Casa do Dragão
P.S.: Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para novidades e conteúdos exclusivos!
https://www.instagram.com/phsantos/
https://www.instagram.com/avoanteeditora/
NOVAS RECOMPENSAS CHEGAM EM PORTO REAL!
Moondancer trouxe todos os livros de PH Santos em formato digital (epub ou pdf)!
Atendendo a pedidos: um lote limitado de livros com autógrafo de PH Santos. Acessa o link e não perde essa recompensa exclusiva!